17 março 2012


Olá galera,vamos conhecer um pouco da história de Ártemis,irmã de Apolo,espero que gostem,abraço Erdori.
Ártemis, deusa grega, ou Diana, como era conhecida entre os romanos, divindade responsável pelas atividades da caça, é representada como uma imagem lunar arisca e selvagem, constantemente seguida de perto por feras selvagens, especialmente por cães ou leões. Ela traz sempre consigo, no abrigo de suas mãos, um arco dourado, nos ombros um coldre de setas, e pode ser vista trajando uma túnica de tamanho curto.
Dizem que quando ela ainda era uma criança, Zeus a questionou sobre seu maior desejo para seu aniversário, e ela lhe pediu, sem hesitar, que pudesse circular livremente pelas matas, ao lado dos animais ferozes, dispensada para sempre da obrigação de se casar. O pai imediatamente realizou seu sonho.

Esta deusa famosa dos gregos foi concebida por Zeus e Leto e era irmã gêmea de Apolo, enquanto ele simbolizava a luz solar, ela representava a esfera lunar. Esta poderosa figura é sempre encontrada, em qualquer mito que seja, correndo por bosques, florestas e matas, livre como um pássaro, ensaiando suas coreografias e cantando ao lado das ninfas que lhe são muito próximas.

Nas festas em homenagem à lua eram sempre executadas danças de extrema sensualidade e havia constantemente a presença de um ramo considerado sagrado. Ártemis é considerada tanto uma prostituta sagrada quanto uma virgem responsável pelos partos, pois os mitos a retratam igualmente como o bebê que nasceu primeiro e ajudou a mãe a parir o irmão Apolo.

Embora pareça contraditória esta personalidade ambígua de Ártemis, na verdade ela está associada á dupla faceta do feminino, que protege e destrói, concebe e mata. Esta imagem da deusa é difundida especialmente na Ásia Menor. Não se sabe exatamente onde e quando surgiu seu culto, pois os autores que estudam o mito divergem quanto a este ponto.

5 comentários:

  1. Boa Tarde, sou autor do blog Os Doze Olimpianos. Gostaria muito de fazer parceria com seu blog. Responda-me assim que possível en : osdozeolimpianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para ser uma filha de (algum deus,como vc que e filho de Ades)?

      Excluir
  2. muito legal seu blog!!
    Adoro percy jackson e também tenho um blog sobre :)

    http://acampamentobruxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro o blog !! Tenho uma page de PJO ! Curtam
    https://www.facebook.com/pages/%CE%A8-Percy-Jackson-%C3%A9-uma-Pe%C3%A7a-%CF%9F/509897732420384

    ResponderExcluir
  4. massa dms
    tem uma materia sobre meu pai poseidon?
    tenho um blog tbm
    monstruosidades13.blogspot.com

    ResponderExcluir