22 setembro 2010

Tifão


Tifão aparece no quinto livro de Percy Jackson e os Olimpianos e talvez não tenham entendido muito bem quem é esse poderoso monstro que até mesmo os olimpianos tem dificuldade de matar.
Tifão é um monstro filho de Gaia, a terra, com Tárataro, o inferno, também marido de Equidna e pai de vários filhos. Ele é a personificação do terremoto. Morava (segundo o livro Percy Jackson e os Olimpianos) debaixo do Monte Otris (morada dos Titãs). Era muito grande, tão grande que sua cabeça encostava no céu, e suas mãos iam do oriente ao ocidente. Ele era tão feio que todos o rejeitavam,  até seus irmãos.
Ele com raiva do seu nascimento escalou o Monte Olimpo provocando a fuga de seus moradores. Zeus, que se refugiou no Monte Cássio, na Síria, teve de lutar contra o gigante monstro e acabou derrubado. Mas Zeus sem seus raios (usados na luta contra Tifão) pediu para Cadmo que se fingisse de pastor e com o som de sua flauta atraí-lo. Cadmo consegue atraí-lo e Zeus se recupera, com seus poderes de volta o poderoso deus força Tifão a fugir para o Monte Nisa onde as Parcas dão-lhe comida, que o deixa enfraquecido, ainda fugindo do deus ele chega em Trácia onde pelo tanto sangue derramado deu nome ao Monte Hemos.
Ainda perseguido Tifão vai para Sicília e depois Itália onde Zeus, com todas as suas forças, fulmina todas as cabeças do monstro que cai morto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário