31 agosto 2010

Deusas

Oi aqui quem fala é o borefild!
Vou falar sobre deusas que não são muitas populares!

CORE-PERSÉFON-(PROSÉRPINA)
Super-protegida, filhinha da mamãe, almeja que um homem (de preferência um "príncipe") venha arrebatá-la para um vida de sonho e que proteja de todas as dificuldades.
A maioria dos casamentos realizados na fase juvenil está relacionada com o arquétipo dessa deusa. As jovens Perséfones normalmente são vaidosas, desligadas da vida real, pouco interessadas nos estudos ou em uma futura carreira. Os psicólogos a identificam como médium e pessoas dotadas de percepção. A Mulher-Perséfone é facilmente identificada, porque preza todos os aspectos da personalidade, que é muito forte e tem enorme prazer em ajudar o próximo. Quando têm uma atividade, é para passar o tempo ou ganhar algum dinheiro para as suas vaidades. Não são estáveis num emprego e nem se definem em uma atividade. Na escola e no trabalho esperam encontrar possíveis candidatos a marido. Porém, diferente de Hera, ela escolhe e não é escolhida.
Perséfone representa a mais passiva das mulheres e quando abandonada ou desiludida, leva muito tempo para recuperar-se. Elas são meigas, obedientes, femininas, delicadas e imaginosas.

DEMÉTER(CERES)
Deusa dos cereais, colheita, nutrição, mãe de Perséfone. Deméter representa o arquétipo da nutrição e da maternidade por excelência.
Outras deusas foram mães na mitologia (Hera e Afrodite), mas o sentimento e a vocação maternais são atributos de Deméter, que é muitas vezes uma super mãe, a “nona” dos italianos.
A mitologia conta que o grito de Perséfone ao ser raptada por Hades, foi ouvido por Deméter e que esta a procurou por todo o mundo, durante nove dias e nove noites. Nesse longo período, não comeu, não bebeu, não se banhou e nem se enfeitou.
Mulheres Deméter normalmente se casam, são bonachonas, alegres e dedicadas aos filhos e netos. Generosas, carinhosas e extrovertidas, são mulheres que dão pouco trabalho. Não são ambiciosas nem manipuladoras como Hera, e nem infiéis e sensuais como Afrodite.
ARTÉMIS(DIANA)
Deusa da lua e da caça, filha de Zeus e Leto, irmã de Apolo. Guerreira, selvagem, racional, instintiva, representa a independência feminina. Ártemis, como Atenas não aprecia a vida matrimonial e despreza o casamento. É independente, aprecia a natureza e a vida simples. Na mitologia há uma passagem que narra a vingança da deusa contra Acteón, caçador que a surpreendeu nua banhando-se no rio. Irada, a deusa se transformou num veado. Mulheres com um forte perfil de Ártemis raramente se apaixonam e não necessitam da admiração masculina. Curiosamente, em alguns locais da Grécia antiga era reverenciada como deusa da fecundidade e do matrimônio. As noivas costumam consagrar-lhe uma mecha de cabelo e uma peça de enxoval em troca de proteção e fertilidade. Quando uma mulher Ártemis se casa com um homem carente ou dependente ou que não tenha a sua admiração, não é incomum assumir o comportamento parecido com o da deusa diante dos deuses masculinos.
Em geral não são fiéis, porém não desprezam a sexualidade, que muitas vezes se confunde com guerra ou aventura. As nativas dessa deusa gostam de medir forças com seus parceiros, tanto na vida pública como na cama. Com freqüência, o amor de uma Mulher-Ártemis é dirigido aos animais. Não é por acaso que Brigitte Bardot incorpora muito bem esse arquétipo.

HÉSTIA(VESTA)
Irmã mais velha de Zeus. Ela vigiava e cuidava do fogo das cidades e do calor dentro das casas. Portanto, passou a representar o calor humano, o aconchego e a caridade.
As mulheres identificadas com ela são, geralmente, avessas às experiências eróticas e à vida matrimonial. Na Grécia era a protetora dos lares (Héstia era o nome dado à lareira doméstica) representante de um poder sagrado que unia as pessoas da mesma família, principalmente na sala de refeições. Não menospreza os homens, como Ártemis, e nem aprecia trabalhar ao lado deles, como Atenas. Mais amorosa que Afrodite e Deméter, ela devota-se totalmente a aspectos espirituais da existência. Durante muito tempo representou as mulheres solitárias e recatadas dedicadas à família de origem, que não contraiam casamentos. As Héstias modernas até se casam e quando isso acontece, elas comportam-se como esposas tradicionais, embora sejam diferentes de Hera, Deméter ou Perséfone. São elas que conferem a casa o nome de lar.
Não gostam de vida social e nem de chamar a atenção no mundo material. Sua forma de amar pode ser identificada com a caridade, que dedicam tanto aos membros de família, como à comunidade. Os melhores exemplos dessas mulheres são as missionárias, freiras dedicadas aos pobres e as enfermeiras dos hospitais de guerra.

By:Borefild.

Nenhum comentário:

Postar um comentário